Revista Brasil Construção

Planta da JCB do Brasil é a primeira a receber a ISO 9001:2015

Redação 06/12/2017

A JCB do Brasil – com fábrica em Sorocaba (SP) – foi a primeira planta do grupo a receber a certificação da ISO 9001:2015, uma versão que requer que as organizações identifiquem “oportunidades” e intensifiquem o trabalho da gestão de risco. Estes são fatores que acabam por interferir tanto nos processos para o sistema de gestão da qualidade, como nas próprias atividades operacionais.

Segundo Marcus Marchesin, diretor de Operações JCB do Brasil, a empresa tem em seu DNA a constante busca pela inovação, de forma que está sempre trabalhando para desenvolver soluções que otimizem a produção de suas máquinas, sem deixar de lado o investimento em melhorias. “Para obter a certificação foi necessário repensar todo o nosso processo em relação a versão antiga da norma e envolver toda a empresa: desde a direção até a operação. Desta forma, conseguimos desenvolver um modelo de gestão com uma nova visão em respeito aos novos critérios adotados”, conta o executivo.

Ele explica que foi necessário redefinir todo o modelo de gestão do sistema de qualidade. “A partir de agora temos uma participação mais ativa de nossa liderança. Como exemplo disso, destaco a gestão de riscos dos processos tanto internos como externos.”

Impactos no atendimento aos clientes

De acordo com o executivo, o maior impacto que a nova versão poderá trazer no atendimento aos clientes é o gerenciamento, assim como o próprio mapeamento dos riscos das partes interessadas de forma mais inteligente e eficaz, envolvendo alto nível da companhia como obrigação, fato que não acontecia na versão anterior da norma.

A gestão mais eficiente dos processos ao longo da cadeia produtiva, reduzem os riscos e, consequentemente, os custos e prazos, conseguindo desta forma atender os clientes quanto às suas expectativas. Além de aumentar a segurança da busca pela perfeição em nossos produtos.

Ressalto que a obtenção desta certificação vem de encontro com o nosso compromisso em garantir soluções inovadoras para otimização do processo de fabricação, geração de resultados positivos e alta qualidade e desempenho.

Para obter a certificação, a JCB investimos na capacitação de cada colaborador, tornando-o multiplicador dentro da organização e enraizando na cultura da JCB a nova versão da norma ISO9001. “Na verdade, o nosso único investimento foi no nosso maior e mais valioso patrimônio, as pessoas”, reforça Marchesin.

No tocante a parte estrutural da companhia, o diretor de Operações JCB do Brasil explica que não houve alteração e sim mudança na forma de pensar e analisar os riscos em cada processo, fato que fez com que os riscos também possam se tornar grandes oportunidades para a empresa e que estes fizessem parte do processo de planejamento estratégico da organização.

Ao analisarmos a nova versão da ISO9001 versão 2015, “entendemos que a mesma iria contribuir para a nossa gestão da qualidade de forma extremamente positiva, pois colabora com a nossa busca pela perfeição”, pontua. A nova versão irá nos ajudar nos processos de consolidação da marca, de desenvolvimento de medidas que visam melhorias tanto na qualidade de máquinas e peças, quanto no atendimento às necessidades do consumidor final. Nosso principal objetivo é estarmos em sintonia com as exigências do mercado, apresentando soluções e equipamentos de qualidade”, finaliza.

Fonte: Redação RBC

Compartilhe