Revista Brasil Construção

Empreendimentos investem em tecnologia de tratamento para descarte consciente de esgoto

Redação 10/01/2018

Todo empreendimento, seja ele de pequeno ou de médio porte, pode investir em sustentabilidade a partir do descarte consciente de esgoto feito por meio do investimento em tecnologias que tratam o efluente ou a água utilizada de maneira econômica e operacionalmente simples.

O Ecodisk®, da Veolia Water Technologies, é uma estação de tratamento de efluentes residuais domésticos projetada para atender hotéis, prédios residenciais, acampamentos, hospitais, residências, universidades, shoppings, entre outras. A solução não precisa de manutenção feita por técnicos, é fácil de operar e extremamente confiável.

Ecologicamente amigável, a solução, com base em biodiscos, é montada em skids modulares e possui tanques reforçados que podem ser enterrados sem a necessidade de proteção em concreto. “Em relação ao lado operacional, não é necessário ser um especialista em tratamento de água para operar as unidades de tratamento Ecodisk®. Uma simples verificação visual semanal é suficiente para garantir uma boa operação. Além disso, uma das maiores vantagens do processo é a ausência de odores”, comenta Luiz Felipe Guimarães, coordenador de vendas da Veolia Water Technologies.

As linhas de tratamento Ecodisk® tratam a poluição por carbono e nitrogênio e consomem baixos níveis de energia. “Em comparação com outras tecnologias, as soluções Ecodisk® são fáceis de operar porque não há concentração de lodo ou regulação de O2, além de não precisar realizar a recirculação do efluente, a menos que a desnitrificação esteja planejada”, completa Guimarães.

Além de aplicações domésticas, o Ecodisk® também pode ser adaptado para o tratamento de efluentes sanitários gerados em indústrias. A Veolia possui diversas referências no mundo, como no Naviti Resort, nas ilhas Fiji, e no hotel Château de Pizay, na França.

Referência mundial em gestão otimizada dos recursos, o grupo Veolia – presente nos cinco continentes com mais de 163 000 colaboradores – concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2016, o grupo Veolia trouxe água potável para 100 milhões de habitantes e saneamento para 61 milhões, produziu 54 milhões de megawatt/hora e valorizou 31 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) realizou em 2016 um faturamento consolidado de 24,39 bilhões de euros.

Fonte: Assessoria

Compartilhe